
O que é Price Action? Entenda as vantagens e desvantagens
“Comprar na baixa e vender na alta”, quando se trata de bolsa de valores, é uma expressão muito conhecida até mesmo fora do mercado financeiro. Mas você já ouviu falar em price action? Esse termo vem ganhando destaque porque os valores das ações se movimentam constantemente nas operações do pregão.
Assim, o price action é uma estratégia lucrativa para analisar os preços de ações, forex, commodities etc. O que acha de saber mais a respeito do assunto para fazer seu dinheiro render? Continue a leitura e fique por dentro!
O que é e como funciona o price action?
O price action é uma técnica de trading desenvolvida pelo americano Al Brooks baseada em suportes (são a cotação de um ativo que tem dificuldade de subir seu valor) e resistências (o mesmo problema enfrentado pelo suporte, porém com obstáculo para baixar o preço).
Desse modo, o trader marcará linhas horizontais para seguir a cotação e verificar se ela está ou não nos patamares adequados, que são determinados pela compra e venda de um ativo, mostrando o suporte e a resistência por meio dos gráficos representados pelos candles (candelabros).
Por isso, ele dispensa os indicadores e se fundamenta nessas informações fornecidas pelo preço, o que ocorre em tempo real, não havendo atraso de dados. Outro detalhe se encontra nas linhas de tendências, que mostram para que patamar as resistências e suportes estão pendendo e são formadas pelos fundos ascendentes (tendência de alta) e pelos topos descendentes (tendência de baixa).
Quais são as suas principais vantagens e desvantagens?
Em todos os setores, há vantagens e desvantagens, e o mesmo ocorre com o price action. Dessa forma, conheça os pontos positivos e negativos para saber se vale a pena operar com ele.
Vantagens
Versátil
Como o método avalia as ações e os preços que estão sendo praticados, isso é transformado em gráfico usando os candles em seus diversos desenhos. Logo, o price action pode ser operado em todos os mercados do Brasil, desde que os ativos tenham liquidez e movimentação contínua e estejam subordinados a oferta e procura. Assim, você terá conhecimento para saber se deve comprar ou vender de acordo com o sobe e desce.
Visão clara
Geralmente, os traders atuam com gráficos de candles e indicadores de volume reforçando as informações dos players do mercado financeiro. Com isso, mostram as forças dos compradores e vendedores e os modelos de intenções do mercado ao analisar topos e fundos para verificar se os preços estão em alta, baixa ou neutralidade em determinada operação.
Esses gráficos são padronizados, proporcionando vantagens na obtenção dos lucros, pois são considerados o preço de origem das ações.
Fundos e topos
Os topos são pontos extremos de um ativo dentro do gráfico, área em que o preço atinge seu valor máximo para depois começar a cair. Já os fundos são os extremos inferiores, em que se chega ao ponto mínimo para voltar a subir. Por isso, segue-se a máxima de comprar no fundo e vender no topo.
Desvantagens
Demanda que se desenvolvam habilidades
Para um trader operar um price action, ele precisa reconhecer os padrões da técnica e ter uma habilidade visual para enxergar suportes, resistências, figuras e canais. Quem não tiver essa facilidade terá de treinar muito para aprender.
Exige muito estudo
Mesmo o método sendo simples, visual e até lógico, é preciso muito estudo, porque somente decorar não fará de você um expert no assunto. À medida que for utilizando e estudando, entenderá o real conceito por trás da formação dos padrões.
Traz insegurança no começo
Quando as pessoas iniciam no price action, logo veem os indicadores e acreditam que eles são importantes para operar. Porém, conforme você for praticando e adquirindo experiência, perceberá que pode eliminá-los e trabalhar somente com os candles. Muitos traders consideram que os indicadores atrapalham a visão da operação.
Como funcionam as negociações e as ferramentas utilizadas?
As negociações do price action são realizadas mediante o comportamento dos gráficos, sendo preciso avaliar as probabilidades do preço no futuro. Mas, para isso, há duas maneiras.
Uma é a análise técnica clássica, que observa o movimento dos preços somente. Outra é a nova análise técnica, mais focada no fluxo de mercado proveniente dos grandes investidores, que provocam as alterações. Portanto, para que se consiga fazer a leitura do sobe e desce, é necessário usar algumas ferramentas.
Gráficos
O gráfico de ações não é complicado, pois, no eixo Y, que fica na vertical, está o preço, que ora sobe, ora desce. Já no eixo X, na horizontal, só há movimento para a direita, demonstrando as oscilações de minuto em minuto, 10 em 10 minutos e hora em hora por meio dos candles, que representam as variações.
Eles são usados pelos traders para suas tomadas de decisões, pois cada candle traz o valor de abertura e fechamento, e, nos seus pavios, o valor máximo e mínimo. Uma observação é quanto à sua cor: se for escura naquele momento, o valor caiu. Se for clara, o valor reagiu e subiu. Assim, ao avaliar o gráfico, é possível saber se o preço das ações teve topos e fundos ascendentes ou descendentes.
Padrões
Os padrões são os desenhos feitos pelo gráfico para o trader saber qual caminho as ações estão tomando — se vão cair ou subir. Isso é visto por meio de figuras como bandeiras, flâmulas e triângulos, além dos topos e fundos, suporte e resistência.
O trader, ao ler as médias móveis, encontrará nas linhas de tendência de alta e baixa mais segurança para fazer uma operação. Quem domina essa técnica consegue grandes oportunidades de lucro.
Faixas de preços
A média dos preços das ações de uma empresa recebe influência do seu lucro no período, de alguma mudança na política que ajudará os negócios dela e, principalmente, da lei da oferta e procura. A busca pelo equilíbrio entre compradores e vendedores determinará o sobe e desce dos valores.
Ou seja, se houver muito vendedores e poucos compradores, ocorrerá uma desvalorização das ações, fazendo com que o preço caia. O inverso também acontece. Tudo isso se dá em questão de segundos durante o pregão. Por esse motivo, é importante entender os gráficos.
Breakouts
Os breakouts ocorrem quando há uma mudança de comportamento do mercado depois de muitas altas ou baixas. Logo o preço sai da região em que estava, e pode ser a hora de vender ou comprar.
Para reconhecer esse momento, identifique a barra de volume acima da média — se ela estiver verde, é hora de comprar, e sua mínima é o stop da operação. Se aparecer vermelha, use o raciocínio contrário. No entanto, para identificar a acumulação, verifique o período das barras e se elas têm menos de cinco minutos, mostrando ao menos 12 barras nesse intervalo.
Com este artigo, ficou mais fácil entender o price action? Agora, aprofunde seus estudos sobre o assunto para começar a operar com essa técnica e conseguir mais rendimentos nas suas negociações.