
O que é e como funciona o Tape Reading? Conheça suas funções na prática
Você investe na Bolsa de Valores. Portanto, precisa conhecer algumas técnicas, como o tape reading e estratégias para usar nos seus investimentos e ter mais segurança e maiores rendimentos.
O tape reading também pode ser chamado de análise de fluxo de ordens para os investidores acompanharem a leitura dos negócios concluídos, junto ao book de ofertas. Com isso, eles identificam mudanças nos movimentos dos preços e conseguem se posicionar na mesma direção.
Por isso, este post é tão importante, pois traz as principais informações para que possa aplicá-lo em suas operações. Vamos lá?
O que é o tape reading e qual o seu objetivo?
O tape reading é uma técnica antiga, que era conhecida pelo nome de ticker tape machine, devido à máquina que emitia as informações do pregão. Na tradução para o português, ela significa leitura de fita ou, na adequação do mercado, análise de fluxo.
A máquina registrava os dados como código da ação, variação do preço, horário da negociação e se foi comprada em valor maior que o último vendido. Os corretores e traders liam os papéis de fluxo de investimento para saberem se as ações estavam operando em alta ou baixa.
No entanto, com o tempo, o ticker tape machine deixou de existir, dando lugar ao tape reading por meio de softwares que ficam conectados em tempo real com os mercados financeiros. Além disso, outras ferramentas foram criadas para auxiliar os traders a entenderem o que está acontecendo com o mercado e tomarem suas atitudes.
Assim, o tape reading tem o objetivo de verificar a tendência dos preços das ações e acompanhar o movimento, dando aos investidores base para comprar e vender grande volume de dinheiro na Bolsa de Valores. Ele é uma saída para quem está iniciando no mercado financeiro, para saber identificar em qual ação investir, pois usa o conhecimento de quem já atua na área a fim de obter mais oportunidades.
Como essa estratégia funciona e quais as suas operações?
Com a evolução da tecnologia, o tape reading vem ganhando novos algoritmos para fornecer milhares de dados com exatidão e em detalhes. Por exemplo, o saldo dos maiores comparadores e vendedores em fração de segundos, conjunto de book de ofertas mostrando a concentração da demanda, leitura dos negócios fechados com o tamanho dos lotes, organizações financeiras que estão concluindo negócios e quem é a pessoa que pretende negociar no preço de mercado (o agressor).
Lembra-se das ferramentas que foram desenvolvidas para ajudar os traders a entender essas informações e muito mais? Conheça quais são elas para poder aplicá-las também.
Book de ofertas
O book de ofertas é a página em que constam as pretensões de compra e venda dos investidores que estão atuando no mercado. Com ela, você tem acesso às ordens que estão esperando para serem negociadas, visualiza a quantidade e a empresa que emitiu a ordem e o preço.
Histórico de negócios
No histórico de negócios, é possível ver as negociações que foram fechadas nos seus pormenores como hora, data, quantidade, preço, empresa financeira que realizou a compra e venda e quem foi o agressor.
Volume de profile
O volume de profile oferece os dados quanto à intenção de negócios dos investidores de maneira ordenada. Assim, você pode ter acesso ao volume de negócios efetivados de maneira acumulada e em quais regiões houve concentração de compradores e vendedores.
Como colocar o tape reading em prática?
O tape reading é uma habilidade que se desenvolve na prática, não apenas estudando nos livros ou lendo artigos na internet sobre investimentos. No entanto, você deve estar se perguntando: como avaliar o mercado financeiro e encontrar oportunidades com as ferramentas apresentadas?
Primeiramente, é preciso procurar no histórico de negócios a quantidade e qualidade das ordens que estão aparecendo na Bolsa de Valores, assim como a cadência. Vendo isso, saberá o que está acontecendo, os negócios fechados e, por fim, encontrará as ações dos grandes players, ou seja, investidores que movimentam o mercado.
Tendo isso verificado, agora deverá observar as intenções desses players por meio de suas ordens, que ficam esperando a negociação. Contudo, fique atento, porque, algumas vezes, tais atitudes são um teatro ou blefe em que são deixadas as ordens expostas para depois cancelá-las.
Já no volume profile encontrará as regiões de acumulação, absorção e pontos relevantes de rompimento. Mas, para interpretar essa parte, é preciso conhecer os conceitos teóricos de agressão, absorção, acumulação, entre outros que são fundamentais para o trader.
Embora precise desse conhecimento, não fique preso a eles, pois o importante é desenvolver um conhecimento aprofundado de como funciona o mercado financeiro e os fatores que realmente afetam a oscilação dos preços que se apresentam na tela.
Com tais informações, é possível vivenciar o tape reading na prática, analisando o mercado em tempo real e, aos pouco, entender sua dinâmica. É bom considerar, também, a experiência de outros traders para que desenvolva a sua habilidade e expertise a fim de identificar as oportunidades e obter bons lucros.
Você pode acrescentar no tape reading técnicas complementares, como a análise técnica. Com ela, faz-se uma leitura do passado dos ativos. Porém, não há nada que preveja o futuro das ações, somente tendências. Contudo, cuidado para que as suas emoções não o levem a decisões erradas. Assim, conseguirá operar com mais acerto na escolha de suas ações.
Uma observação é que o tape reading pode ser usado na Bolsa de Valores para ações, opções, câmbio e contratos futuros. Em negociações de maior liquidez, porque são de curto prazo e devem ser finalizadas no mesmo dia.
Portanto, se quer atuar na Bolsa de Valores com ampla visão e números reais, sem interpretação, o tape reading é uma boa estratégia. Principalmente, se unir a análise técnica, teoria de Dow e teoria dos candlesticks. Logo, terá liberdade para criar suas estratégias com avaliações ágeis e precisas.
Já que você está começando a operar no mercado financeiro, que tal conhecer nossas redes sociais? Curta nossa empresa no YouTube e Instagram para receber as principais informações sobre o assunto e ter boa rentabilidade.