5 de março de 2025

7 livros sobre investimento que você deveria conhecer!

Quais os melhores livros para deseja saber mais sobre investimento?

Ainda que a internet seja uma excelente fonte de informações para quem quer estudar sobre investimento, os livros impressos nunca devem ser deixados de lado! Por isso, trouxemos  7 dicas de livros sobre investimento que você precisa conhecer! Seja se está começando ou pretende aprofundar o seu aprendizado no trading.

Com esses livros, você terá acesso a noções básicas sobre educação financeira, boas histórias de quem alcançou resultados por meio de diversas estratégias e táticas para desenvolver hábitos melhores na hora de lidar com o dinheiro e os investimentos.

Boa leitura e bons estudos!

 

1. Pai Rico, Pai Pobre

Essa indicação é considerada um clássico quando o assunto é finança pessoal. Assinado por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o livro já vendeu milhões de cópias mundo afora e, até hoje, continua transmitindo ensinamentos a novos leitores.

Nas páginas da obra, vemos como a história e as experiências de vida de Kiyosaki, principalmente na juventude, moldaram sua relação com o dinheiro.

Os pais do título se referem ao pai biológico do autor (o pai pobre) e o pai de um grande amigo (o pai rico), que ensina a Robert tudo o que ele precisa saber para ser uma pessoa bem-sucedida financeiramente.

Ele revela não apenas dicas sobre onde investir seu dinheiro, mas maneiras de perceber como funciona a mentalidade daqueles que obtêm sucesso financeiro e em que as pessoas sem controle financeiro costumam falhar.

 

2. O homem mais rico da Babilônia

Outra obra que pode ser considerada um clássico das finanças pessoais. Nele, George S. Clason mostra como pessoas sem muitos recursos materiais, conseguiram desenvolver uma das maiores civilizações do mundo antigo, em meio a uma região desértica.

A partir dessa imagem de um local inóspito, que se transformou por meio do esforço de pessoas comuns, o autor reforça a ideia de que não é preciso ter nenhuma forma de dom especial para alcançar seus objetivos.

Ainda que seja um livro publicado nos anos 30, muito do que ele traz é útil para os dias atuais, principalmente se pensarmos em investidores iniciantes, que costumam não ter a coragem necessária para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

Isso acontece, muitas vezes, por não conhecerem todos os detalhes de como os processos funcionam. “O homem mais rico da Babilônia” ajuda a mudar essa visão.

 

3. O poder do hábito

Esse item não se refere necessariamente a um livro sobre investimento ou de educação financeira, mas você verá que faz sentido ele estar presente nessa lista.

Em “O poder do hábito”, Charles Duhigg explora a ideia de que o sucesso passa por entender por que fazemos o que fazemos, todos os dias.

E isso inclui desde os hábitos mais simples, como tomar ou café e procrastinar uma tarefa, até decidir guardar dinheiro para investir e efetivamente conseguir fazer isso.

Com isso em mente, o livro aponta maneiras não para eliminar um hábito ruim, mas sim mudá-lo definitivamente.

 

4. Os segredos da mente milionária

Em “Os segredos da mente milionária”, escrito por T. Harv Eker, a maneira como cada um lida com o dinheiro é o assunto central.

Assim, o autor aponta que cada um de nós tem em mente um “modelo de dinheiro” diferente, com um conjunto de crenças e hábitos acumulados desde a infância e que nos conduzem para sermos pessoas financeiramente resolvidas ou não.

A partir disso, o livro descreve como passar de um modo de pensar destrutivo para uma mentalidade que distingue as pessoas que alcançam a riqueza.

Entre os pontos listados, ele mostra que a maneira na qual você administra seu dinheiro é mais importante do que a quantidade disponível.

 

5. As 5 etapas do planejamento financeiro

As dicas anteriores focaram num aspecto mais amplo e, em geral, abordaram questões relativas à mentalidade de investidores de sucesso.

Para quem quer algo mais prático, “As 5 etapas do planejamento financeiro” pode ser uma dica mais efetiva.

O doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Elisson de Andrade, lista 5 passos para um bom planejamento financeiro: o convencimento pessoal, o conhecimento financeiro, a definição de objetivos, a mudança de hábitos e os investimentos.

Esse percurso mostra a importância de manter um gerenciamento financeiro, como pequenas mudanças têm impacto no orçamento doméstico e quais os riscos e as vantagens de investimento no mercado.

 

6. Ações comuns, lucros extraordinários

Essa é uma obra que trata de um assunto um pouco mais específico, mas que pode interessar a muitos: a dinâmica do mercado de ações e como é possível obter bons resultados.

O norte-americano Philip Fisher traz uma descrição precisa sobre como as ações são negociadas nas bolsas de valores, indica regras básicas do funcionamento desses mercados e dicas para escolher ações de maneira inteligente.

Embora tenha sido escrito na década de 60, o livro já passou por diversas reedições e atualizações, o que garante a pertinência do material até os dias de hoje, funcionando como um guia para quem deseja melhores retornos no investimento em renda variável.

 

7. O investidor inteligente

“O investidor inteligente” é outro livro que, mesmo com mais de 70 anos após sua publicação, ainda traz pontos relevantes para quem quer explorar com mais segurança o mercado de ações.

O livro, assinado pelo experiente investidor americano Benjamim Graham, não apresenta dicas de forma explícita de qual o melhor investimento ou como escolher a ação ideal.

Em vez disso, o leitor é convidado a aprender sobre como investir em ações a partir das experiências relatadas pelo autor, que explora diversos conceitos do mercado ao longo da obra, o que torna a leitura interessante mesmo para quem está começando.

 

Esses livros são um excelente ponto de partida para quem quer começar ou se aprofundar mais no tema e melhorar sua relação com o dinheiro. Quer seguir o caminho certo para investir com estratégia e segurança? Conheça a LVL Trading!