18 de abril de 2025

O que é RLP? E como ele impacta o mercado financeiro?

RLP

RLP é uma sigla para Retail Liquidity Provider, em inglês, e que no português seria algo como “Provedor de Liquidez para o Varejo”. Trata-se de um mecanismo de negociação adotado pela B3 que promete maior liquidez e melhores condições de preço para o mercado.

Essa operação tem como finalidade garantir que a ordem do cliente saia melhor ou no mínimo igual ao preço atual da cotação. As operações com a RLP devem ser executadas com preços melhores ou iguais aos do book de ofertas.

Desenvolvida junto com o mercado durante processo de consulta pública promovido pela B3, a RLP tem como objetivo aperfeiçoar a regulamentação do mercado de capitais brasileiro para incentivar o crescimento dos investidores no âmbito de pessoas físicas que aplicam através das áreas de varejo dos bancos e corretoras.

Com estes princípios de melhor execução, a RLP traz mais liquidez ao mercado e também assegura o processo adequado de formação de preços. Isso evita o efeito do slippage, que é a execução de uma ordem a um preço pior do que foi pedido.

Aumentando a liquidez e o volume das negociações no mercado de varejo para mini contratos de índice e dólar gera um benefício para o mercado como um todo, uma vez que o cliente poderá obter condições de execução de ofertas melhores ou iguais ao topo do book de ofertas.

RLP no Brasil

Embora seja um produto novo no Brasil, negociações como a RLP ocorrem nos EUA desde 2012, regulamentadas pela SEC – equivalente à CVM do mercado local. Pouco a pouco foi ganhando espaço no mercado americano e hoje, 90% dos negócios executados na NYSE (New York Stock Exchange), uma das maiores bolsas do mundo, são via RLP.

Aqui no Brasil passou a valer oficialmente no dia 5 de agosto de 2019, sendo que as ofertas foram autorizadas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliário a princípio por um período de 12 meses. Durante esse prazo, a CVM acompanhou o funcionamento do serviço através de indicadores como níveis de liquidez e spread de mercado, para confirmar a sua viabilidade.

Por ser ainda recente no Brasil, a RLP está em fase de implementação e nem todas as corretoras aderiram ao serviço, que está disponível apenas para negociações de minicontratos futuros de índice e dólar.

Como funciona?

Com a característica básica de ter como contraparte própria a corretora em todos os negócios realizados via RLP, para ter acesso aos seus benefícios, o investidor deve antes de qualquer coisa autorizar a sua corretora a realizar ofertas através do mecanismo, aderindo ao mesmo.

Via de regra, a corretora irá disponibilizar uma oferta e o investidor manifestará a intenção de comprar ou vender determinada quantidade de minicontratos de dólar e índice. Sempre lembrando que o preço deve ser o mais atrativo presente no mercado, ou no mínimo igual ao disponível no book de ofertas.

Dessa forma as negociações poderão ser realizadas internamente com a própria carteira de clientes da instituição financeira, possibilitando à corretora promover um fluxo mais dinâmico para as ordens de compra e venda de seus clientes.

Benefícios da RLP

Apesar de que os benefícios na RLP sejam claros, os destacamos ponto a ponto:

Preço-  Operações com devem ser executadas sempre no melhor ou igual preço  ao definido no book de ofertas.

Eficiência- Todos os dias o mercado negocia por volta de 6 milhões de minicontratos. Por meio da RLP, a saída das operações com melhor preço é facilitada, fazendo com que esse volume tenha a tendência de aumentar.

Liquidez- Com bancos de investimentos e corretoras atuando como contraparte das negociações, a operação brinda maior liquidez para as negociações  com mini-índice e minidólar.

Transparência- Ao fiscalizada pela CVM com todas suas operações executadas divulgadas mensalmente pelas corretoras, garante-se um alto índice de transparência.

Preço Médio Relevado-  Como  a RLP atende às ordens do cliente no primeiro nível de preços, o investidor deixa de preocupar-se com o preço médio.

Você também pode gostar? Swing Trade: tudo que você precisa saber sobre o assunto para investir

Regras

Foram colocadas em prática uma série de regras que garantem o funcionamento da RLP, assim como confirmam as vantagens para os investidores. Elas são:

Apenas minicontratos– A operação está disponível apenas para minicontratos de índice e de dólar.

Exclusivo para pessoas físicas– Com o objetivo de trazer liquidez para os investidores, a oferta será realizada apenas para esses clientes pessoa física.

Ordens de mercado- As ofertas de RLP ficam limitadas para as ordens de mercado, dentro das ofertas do book, com condições iguais ou melhores do que as do mercado.

Ajuste automático– O ajuste de preços deve ser automático, conforme as variações do mercado.

Volume máximo– O volume máximo de negociações do mecanismo foi inicialmente de 15%, chegando a 50%, ainda que não seja o mesmo para todas as corretoras nem para os tipos de contratos. O volume deve ser revisado mês a mês pela B3.

RLP e o Mercado

O principal objetivo da RLP é resolver problemas de liquidez no modelo de oferta disponível no mercado. Sendo assim, propõe acabar com as dificuldades dos investidores que não conseguiam negociar seus ativos a um único nível de preços.

Esse modelo possibilita que intermediadores como bancos e corretoras atuem como contraparte nas negociações, tornando-se  provedores de liquidez através da execução completa das ordens dos clientes pessoas físicas.

A RLP permite assim que as corretoras se tornem uma espécie de agente no mercado, atuando tanto do lado da compra como da venda, sempre no topo do book de ofertas.

Sendo assim, tal mecanismo garante a melhor oferta de compra e venda existente no momento da ordem de mercado.

E finalmente, ao facilitar a saída nas negociações com um preço melhor, espera-se que o volume de operações de RLP cresça amplamente, aumentando a eficiência de todo o mercado.

Conclusão

A RLP ainda é um recurso novo e pouco explorado no mercado nacional. No entanto, as expectativas são de que ela possa revolucionar a dinâmica, atraindo novos investidores varejistas e aumentando o volume de negócios na bolsa B3.

Ainda nesse primeiro estágio faz-se importante observar qual será a aceitação desse novo modelo de negociação pelos investidores e pelas autoridades que regulam o mercado.

Disponível  inicialmente apenas para negociações de minicontratos de índice e de dólar, nada impede que no futuro, expanda para outras operações, incluindo ações, o que de fato é a expectativa em torno da RLP.